Argila verde: benefícios para a pele

As argilas são basicamente substâncias naturais constituídas por partículas minerais, e são provenientes da decomposição de rochas. Os benefícios das argilas para a beleza já são conhecidos desde as civilizações antigas. Os gregos e os egípcios, por exemplo, utilizavam essa substância para diversos fins, como em máscaras para limpeza de pele. Atualmente, a argila é amplamente utilizada em cosméticos para fins estéticos. Existem diversos tipos de argila, de acordo com suas composições e cores, e cada uma contêm propriedades com diferentes benefícios para a pele e para a estética corporal como um todo. 


Argila verde: benefícios e usos para a pele

A argila verde é uma das mais conhecidas dentre as argilas existentes, isso porque ela é uma das mais potentes para prevenir e combater acnes e cravos, por ter ação purificadora e reguladora de oleosidade (regula a produção de sebo). É recomendada para peles oleosas e mistas.

É possível encontrar a argila verde tanto em pó como em cosméticos, como nas máscaras faciais. O benefício de máscaras de argila prontas é que sua composição é desenvolvida com o objetivo de potencializar os benefícios, como, por exemplo a máscara facial que citamos acima, que possui na sua composição 3 argilas com o objetivo de potencializar a ação anti-oleosidade que a argila verde possui. Porém, caso prefira, você pode optar por fazer sua própria máscara de argila caseira, usando argila verde em pó.


Receita de máscara de argila verde e orientações para aplicação

Agora que você conhece os incríveis benefícios da argila verde, pode estar se perguntando como incorporá-la em sua rotina de cuidados com a pele. Confira abaixo uma receita de máscara facial de argila verde:

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de argila verde
  • Água filtrada ou soro fisiológico

Modo de preparo:

Misture um pouco de água ou soro fisiológico com a argila até formar um creme com consistência pastosa. Preferencialmente utilize um recipiente de cerâmica para o preparo. Outra observação importante é que se deve usar uma colher de pau para manipulação da argila, visto que, colheres de metal ou recipientes de metal ou plástico podem fazer com que os minerais da argila percam suas propriedades, diminuindo os benefícios e a eficácia da máscara.


Orientações para uso:

  1. Aplique a máscara em sua pele limpa (higienize-a primeiro).
  2. Aplique a máscara sobre o rosto de forma uniforme.
  3. Deixe a máscara agir por cerca de 5 a 10 minutos, atentando para não deixá-la secar no rosto. 
  4. Após isso, retire toda a argila do rosto lavando-o com água.

Se você deseja uma pele mais limpa, suave, firme e radiante, não deixe de experimentar os benefícios incríveis deste ingrediente natural. Com suas propriedades desintoxicantes e rejuvenescedoras, a argila verde pode ser o segredo para uma pele mais saudável e bonita.

Uma observação final muito importante é que a argila verde, assim como outras argilas possuem diversos benefícios à nossa pele, porém devem ser usadas com cautela e não é recomendada ser utilizada todos os dias. O ideal é usar uma vez por semana, ou no máximo duas vezes. Caso você queira entender melhor sobre como cuidar da sua pele de forma natural e caseira, te indico o Curso Transforme sua Pele em Casa. É um curso online super completo, que ensina um modelo de tratamento e cuidado correto de cada tipo pele, para aprender os cuidados corretos e como melhorar a pele. São ensinadas diversas receitas caseiras nas aulas. Todas são feitas com produtos naturais e super acessíveis, que você pode ter em casa, o que te ajuda a economizar muito e conseguir transformar sua pele de forma natural e caseira, mas com eficiência profissional e o melhor, com menos químicos, menos embalagens e mais saúde. Clique aqui para conferir o post que fizemos sobre o curso. 



Referências:

LUNGATTO, Maria Cibelle Pauli; SILVA, Silas Arandas Monteiro e; LIMA, Andréa Cristina de; VENTURINI, Anna Cecilia; SILVA, Vânia R. Leite e; LEONARDI, Gislaine Ricci. Formulations with green clay for acne-prone skin: evaluation of rheology and sensory. Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica. p. 237-246. nov. 2014.

BARROS, Rafaella Moreno; AZEVEDO, Maria da Glória Batista de; MAIA, Carina Scanoni; FALCÃO, Juliana de Souza Alencar. Esfoliante facial à base de argila e avaliação da eficácia por métodos histológicos e bioquímicos. Educação Ciência e Saúde, v. 2, n. 2, p. 98-119, dez. 2015.


Postar um comentário

0 Comentários